segunda-feira, 8 de novembro de 2010

- Arcadismo -

   – Contexto Histórico
• Superação dos conflitos religiosos
• Fé e religião são substituídas pela razão e ciência
• Século da Luzes: Iluminismo
• Rosseau: “O Bom Selvagem”
• Montesquieu: “Os Três Poderes”
• Voltaire: ataca o clero e a monarquia de direito divino
• Dúvida, pessimismo, negação do homem e mortificação da carne : Otimismo
• Portugal: período de grande prosperidade (ouro e vinícolas)
• Marquês de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil e Portugal e estimula a divulgação das idéias
científicas da época
• Revolução Francesa e Inconfidência Mineira
“A arte que professamos tem a beleza por objetivo; é nossa missão descobrí-la e expressá-la; mas
a beleza que procuramos é geral e intelectual; é uma idéia que subsiste apenas na mente; a vista
nunca a contemplou nem a mão a expressou; é uma idéia que reside no seio do artista, que ele
está sempre esforçando-se por transmitir, morrendo finalmente, sem o conseguir; mas que, no
entretanto, enquanto vive, é capaz de comunicar de modo a elevar o pensamento e ampliar os
horizontes do espectador.” (Reynolds)
“ O poeta que não seguir aos Antigos perderá de todo o norte, e não poderá alcançar aquela força,
energia e majestade que nos retratam o famoso e angélico semblante da Natureza. Devemos
imitar e seguir os Antigos: assim no-lo ensina Horácio, no-lo dita a razão; e o confessa todo o
mundo literário.” (Correia Garção)
“Nesse novo estado, tendo uma vida simples e solitária, necessidades muito limitadas e os
instrumentos que haviam inventado para satisfazê-las, os homens, desfrutando um grande lazer,
empregaram-no para obter vários tipos de comodidades desconhecidas de seus pais; e foi esse o
primeiro jugo que impensadamente se impuseram e a primeira fonte de males que prepararam
para seus descendentes, pois, além de continuarem assim a enfraquecer o corpo e o espírito, ao
se habituarem com essas comodidades, estas perderam quase todo o atrativo e ao mesmo tempo
degeneraram em verdadeiras necessidades. Assim, a privação delas tornou-se mais cruel do que
doce era a sua posse, e sentiam-se infelizes por perde-las, sem serem felizes por possuí-las.”
(Rosseau)
A Revolução Francesa é o conjunto de acontecimentos que entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799.
   – Características
• Oposição ao Barroco: estilo simples; contenção e equilíbrio;
• Universalismo: impessoalidade;
• Neoplatonismo: amor ideal;
• Sobriedade: elevação, sentido didático;
• Equilíbrio: harmonia;
• Rigor técnico: disciplina estética: perfeição formal;
• Reaproveitamento da mitologia greco-romana;
• Convencionalismo: superficialidade, afetação;
• Natureza convencional e estática;
• ordem direta da frase
• versos brancos, aproximando a poesia da prosa
• Mimesis: imitação da natureza – arte voltada para o Bem, Belo e Perfeição
• o poeta árcade é um pintor de situações, não de emoções.


   – Motivos Clássicos
• FUGERE URBEM: fuja da cidade
• LOCUS AMOENUS: lugar tranqüilo
• AUREA MEDIOCRITAS: busca do equilíbrio
• INUTILIA TRUNCAT: acabe-se com as inutilidades
• CARPE DIEM: aproveite o dia
Conseqüências:
• Fingimento Poético: afetação da vida no campo; pseudônimos: nomes latinos ou
inventados - burguês que escreve com se fosse um pastor.
• Bucolismo: não resulta num descritivismo realista da natureza, mas uma outra
convenção, também imitada dos clássicos antigos: o lugar ameno, o cenário suave,
delicado e aprazível, perfeito em sua artificialidade de jardim.
• a felicidade e a beleza só são possíveis na tranqüilidade do campo.

Exemplo de Bucolismo no Século XVIII.


   – Manoel du Bocage
1. Lírica Árcade de Bocage
• Convencionalismo: modelos e regras clássicos;
• Artificialismo: fingimento poético;
• Temas clássicos e imagens mitológicas;


2. Lírica pré-romântica
• Transição do clássico para o romântico: conflito RAZÃO X SENTIMENTO;
• Expressão emotiva - imposição do EU : sofrimento moral;
• Pessimismo: fatalismo, morbidez;
• Morte: presença constante, fantasma;
• Atmosfera fúnebre: poesia noturna, “LOCUS HORRENDUS”;
• Contradição: blasfêmia x contrição, revolta x arrependimento;
• Importante: O que impede que classifiquemos Bocage como romântico é a permanência de
forma e postura clássica em sua obra.


3. Obra Satírica
• Popularíssima: faz parte do anedotário popular;
• Tom de Escárnio e Maldizer: lembra cantigas medievais;
• Linguagem direta: baixo calão, obscenidade;
• Temática comum: preconceito de cor; crítica da vaidade; presunção de superioridade; critica
aos poetas e a poesia de sua época e sátira à igreja, à monarquia e a sociedade.

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